terça-feira, 30 de agosto de 2011

Doce de Tomate

Aqui vai a receita:

Escolher tomates maduros e retirar-lhes a pele (se for com pele também se come, mas...). Aferventá-los ligeiramente para que comecem a desfazer-se e juntar-lhes 750g de açúcar por cada quilo de tomate. Juntar a gosto pau de canela, vidrado de limão ou cabeças de cravinho (juntei tudo). Vigiar a cozedura e desligar quando fizer ponto de estrada (ou então, quando estiver a começar a pegar, pois depende dos tachos).

[ponto de estrada - Ao passar a colher no fundo do tacho, esta abre um sulco.
Graduação: 37º Baumé, no pesa-xaropes
Temperatura: 115º C. http://www.receitasemenus.net/content/view/3291/366/ ]

Doce de Tomate

Estamos a chegar à época de que muito gosto: dos doces e compotas.
Fiz a primeira dose de doce de tomate e saiu muito bem. Aqui está ele ainda na panela.

Receita do bolo de chocolate na máquina do pão

Sempre é mais fácil ter aqui a receita à mão:
3 ovos / 1 chávena de chá de água quente / 1 chav. de chá de óleo / 2 cháv. de chá de açúcar / 2 chav. de chá de farinha/ 1 tablete de chocolate de culinária / 1 colher de sobremesa de fermento

Coloca-se os ingredientes na forma da máquina do pão (com as pás inseridas), respeitando a seguinte ordem: ovos, água, óleo, açúcar,e farinha. Pica-se o chocolate na picadora (vulgo 1,2,3) e acrescenta-se na forma junto com o fermento. Selecciona-se o programa 10, 750g e cozedura média. Depois do bolo pronto, espera-se 1h para o retirar da máquina e desenformar.

Só usei meia tablete e chegou bem Achei que podia pôr menos óleo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Salada nossa

Aqui está da minha lavra: tomate e uns pepinhos.
Saborosa era ela!

Coisas doces

Com uma receita do Lidl, aqui está bolo de chocolate feito na máquina do pão.
Tem alguns toques a rever, como a quantidade de óleo, mas está muito agradável. Então acompanhado com sumo de fruta do "campo", melhor ainda!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PROJECTO

Só hoje e por acaso, tive conhecimento deste projecto e, se já não vou a tempo de participar, pois estamos na semana 12, quero manifestar o meu apoio. Talvez possa participar num próximo! ;)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Costura

É verdade. Tenho andado  a costurar.
A minha filha pediu-me um vestido dum tecido que tinha comprado. Então, seguimos o caminho direitinho: pegámos numa Burda antiga, ela escolheu o modelo, tirei as medidas (quase todas... esqueci-me de uma e tive que refazer as frentes), porque há muito tempo que não lhe fazia roupa, adaptei o molde, cortei, alinhavei, fizemos duas provas e agora está quase.
Ok, falta o quase, mas lá chegarei.
Depois dou notícias.